Varejo do Futuro: Foco na Experiência de Compra Omnichannel

Você trabalha com gestão de comércio varejista há pelo menos dez anos? Consegue lembrar de como era a experiência de compra há não tanto tempo assim? Agora pense daqui dez anos, você está preparado para o futuro do varejo?

Não importa se a sua empresa vende cosméticos, itens alimentícios ou sapatos, a verdade é que em algum momento sua marca esteve exposta a uma jornada multicanal – seja por uma simples pesquisa ou com a efetivação de uma compra. 

De acordo com a consultoria McKinsey & Company, após a pandemia 1/3 dos americanos tornaram os recursos omnichannel uma rotina regular de compras. E então, sua empresa já está preparada para essa realidade?

Neste artigo você vai entender por que incluir a estratégia omnichannel é essencial para superar a competitividade do mercado, trazendo inovação para se destacar diante dos clientes. Vai conhecer, também, a tecnologia do Comerzzia e entender como a solução integra diferentes sistemas para varejistas oferecerem uma jornada de compra completa de ponta a ponta.

A Transformação do varejo: do tradicional ao omnichannel 

A transformação digital já vem impactando as operações de empresas, pelo menos há 20 anos, mas é inegável como a pandemia acelerou as mudanças e consolidou novos comportamentos de compra. Quem não está preparado para conectar o varejo tradicional a uma experiência que integra diferentes canais de venda, perde espaço no mercado e, consequentemente, receita. 

Muita coisa acontece do PDV ao CRM, passando pela gestão de estoque, processamento e tributação. Assim, olhando para as necessidades de unificar os sistemas de vendas, o Comerzzia acompanhou a evolução deste comportamento dos clientes do varejo para oferecer uma experiência integrada. 

Desafios do varejo: da concorrência à experiência de compra do cliente

Os varejistas que querem se manter competitivos no mercado enfrentam desafios diários, tanto nas operações internas quanto na busca por se destacar em meio a uma concorrência acirrada. Para completar, os clientes estão cada vez mais conectados e, consequentemente, exigentes.

Então, para começar um planejamento de estratégia omnichannel, é preciso criar uma base sólida, pautada na criação de valor para o cliente. Afinal, o foco das vendas multicanal é otimizar a experiência do cliente e isso nunca pode se perder de vista.

Deste modo, ao procurar uma solução que integre todos os sistemas, avalie se ela é como o Comerzzia, que faz integração de toda a jornada de compra em diferentes pontos de contato.

Comerzzia: uma plataforma omnichannel para o futuro do varejo

O Comerzzia é uma plataforma de integração de sistemas de vendas que unifica o comércio geral, varejo alimentar e fashion. Com mais de dez anos no mercado, atendendo mais de mil empresas em quatro continentes, o sistema evoluiu com o mercado para oferecer uma solução focada em otimizar a experiência do cliente. 

Isso é possível graças a tecnologia personalizável e 100% integrável com todos os softwares disponíveis do mercado, unificando todas as operações de venda para varejistas que querem: 

  • maior fidelização;
  • aumento de receita;
  • otimizar jornada de compra e
  • oferecer experiência superior para seus clientes.

Estes benefícios são alcançados por meio das soluções acessíveis pela plataforma, que contemplam:

  1. Backoffice: Sales Orchestrator – reúne todas as informações de clientes, produtos e vendas, disponíveis de forma sincronizada para os diferentes pontos de venda, linkado com o ERP.
  2. PDV Comerzzia – software de ponto de venda para seu terminal, com integração TEF a gateways de pagamento.
  3. Digital Commerce – uma solução para seu e-commerce, que integra com os marketplaces e apresenta disponibilidade de estoque em tempo real.
  4. Involve CRM – proporciona um conhecimento profundo dos seus clientes para personalizar estratégias de vendas e aumentar a fidelização.
  5. FastPDV – ferramenta para realizar vendas mobile reunindo todas as informações do cliente, catálogo da loja e estoque de produtos.
  6. Scan&Go – aplicativo móvel que unifica experiência de compra desde o planejamento de compras até o check-out dos produtos realizado diretamente pelos clientes.
  7. Self Check-out – aprimora a experiência de compra dos clientes para realizar compras self-service.
  8. OMS (Sistema de Gerenciamento de Pedidos) – sistema que conecta desde o armazém até as notificações automáticas para os clientes, para oferecer uma experiência logística em tempo real.

Tecnologia e experiência do cliente: uma sintonia necessária

Viu quantas funcionalidades desenvolvidas para integrar as etapas de venda do varejo? Acima de tudo, os recursos do Comerzzia são focados em utilizar inovação para aprimorar a experiência do cliente, com foco no futuro do varejo.

Seja para vendas de alto-padrão ou uma compra de rotina de supermercado, diferentes sistemas, como CRM, eCommerce e ERP, precisam se integrar com perfeição para entregar uma experiência de compra excepcional. É essa integração que o Comerzzia garante, sem ruídos para os clientes, nem para os colaboradores, facilitando ainda a gestão em tempo real e de qualquer lugar.

API Comerzzia: conectando varejo e inovação

Tudo isso é possível porque o Comerzzia foi criado em módulos, para se adaptar às necessidades específicas de cada empresa. Com base em um ecossistema de mobilidade, a plataforma integra sistemas de:

  • PDV;
  • Cloud;
  • App;
  • eCommerce;
  • Social;
  • Internet of things (IOT) e
  • CRM;

Para viabilizar essas conexões, o Comerzzia foi projetado para ser integrado com qualquer software, por meio de uma poderosa API que possibilita uma personalização e escalabilidade sem precedentes.

Assim, independente dos sistemas utilizados na sua empresa, a plataforma é capaz de integrar todos eles e, em uma única plataforma, você acessa informações de ponta a ponta sobre as compras de seus clientes, de todas as lojas e pontos de venda em tempo real.

Prepare-se para o futuro do varejo com o Comerzzia

O futuro do varejo já chegou e quem quer prosperar neste segmento tem que focar na entrega de valor para o cliente. Como clientes já experimentamos uma jornada de compra que integra site, redes sociais, marketplaces e lojas físicas. Como gestor, seu negócio está preparado para entregar a melhor experiência para seu cliente? 
Converse com um consultor e entenda por que o Comerzzia é a solução essencial para você tirar a sua estratégia omnichannel do papel e torná-la em resultados.

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