Desde a pandemia, a tendência omnichannel em varejo vem se tornando cada vez mais forte. O consumidor busca um produto, acessa o site, visualiza as especificações do produto e volta à sua rotina normal. Dias depois, é impactado por um anúncio nas redes sociais e a necessidade de compra volta à tona. Semanas depois, passa pela loja física para ver o produto pessoalmente e fecha negócio.
Estamos vivendo na era do consumidor, onde todos os esforços de mercado são para atender os seus desejos, se adaptando e adotando estratégias para que a marca seja vista no momento em que o consumidor quiser, e não o contrário!
Empresas que não mirarem no seu consumidor para atingir seus objetivos, certamente não terão êxito em suas estratégias. E quando falamos em varejo, a importância de ter o consumidor como centro do negócio é essencial!
Empresas que adotam estratégias para atender as necessidades do consumidor precisam de uma plataforma que forneça informações reais sobre seus clientes, o CRM é a plataforma que irá apoiar no controle e gestão dessas informações. Nesse artigo, apresentaremos os motivos que você precisa para escolher o melhor CRM para varejo.
A importância do CRM no varejo
Segundo uma reportagem da CNN, a estimativa de crescimento para o segmento no segundo semestre de 2022 é de 12% devido aos acontecimentos da época, como a Copa e as eleições. O ramo de vestuário e supermercadista são os que mais se destacam!
De acordo com o artigo da Agência Brasil sobre o crescimento do setor supermercadista, o segmento foi o que mais gerou empregos entre 2020 e 2021, sendo responsável por 6,1% dos novos postos de trabalho ocupados nesses anos.
De fato, o varejo é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. E para acompanhar esse crescimento, as empresas varejistas precisam agir na mesma velocidade, adotando estratégias que tenham seu cliente no centro do negócio.
O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta para empresas que desejam conhecer seus clientes e adotar estratégias específicas para retê-los. Além disso, ajudam a estabelecer seu índice de cliente ideal (ICP), fazendo com que as ações de vendas e marketing sejam mais assertivas.
Empresas que conhecem bem seu cliente oferecem os produtos certos, no momento certo e no canal certo, e saber de tudo isso só é possível através de um bom CRM para varejo. Com o varejo omnichannel, a aplicação de estratégias em diferentes canais possibilita que o negócio adquira a expertise necessária para se destacar entre os concorrentes. Ou seja, sua empresa estará um passo à frente!
Diferenciais de um bom CRM
Para absorver todos os benefícios da estratégia Customer Centric, é preciso escolher um CRM completo para as necessidades do mercado. Confira alguns diferenciais que podem auxiliar na decisão:
Um sistema que entenda de varejo
Uma boa plataforma de CRM é aquela que entende o seu segmento e entrega soluções personalizadas para o que você precisa. O Comerzzia é uma solução especializada nas necessidades do varejo omnichannel e proporciona análises para loja física e online.
Possibilidade de realizar análises de alto padrão
Um bom CRM fornece informações que serão úteis na sua tomada de decisão. Confira algumas análises essenciais:
- Análise das emoções dos clientes com base no sentimento expresso na linguagem;
- Análise de tendências com base na opinião geral do mercado (taxonomia específica para varejo);
- Análise de padrões de compra e tickets históricos a partir de dados transacionais;
- Análise do comportamento do produto na loja, produtos relacionados, sensibilidade ao preço, impacto das promoções;
- Análise do comportamento do cliente dentro da loja (IoT).
Integrações com os principais sistemas
Para que o CRM tenha total efetividade, é importante que seja integrado aos sistemas que movimentam sua operação, como o ERP, por exemplo.
Segmentações avançadas
Escolha um CRM que identifique padrões de comportamento e crie grupos com gostos e preferências semelhantes. Com isso, é possível aplicar esses grupos em estratégias online e no PDV, proporcionando experiências únicas para seus clientes.
Aplicativo de fidelização
Para construir lealdade a longo prazo através das estratégias de CRM, é importante oferecer diferenciais para clientes fiéis. Um bom CRM oferece soluções para fidelizar clientes!
Como o Comerzzia pode fazer o seu negócio rentabilizar muito mais
O Comerzzia é uma plataforma que possibilita a gestão do varejo em um só lugar, resolvendo todas as dores das empresas do segmento através de uma integração descomplicada.
Entendemos cada negócio como único, por isso, além do CRM, o Comerzzia também conta com diversos módulos personalizáveis de acordo com a necessidade da sua empresa, podendo ser contratadas separadamente.
Integramos com os principais sistemas que fazem parte do gerenciamento do negócio, como ERP, OMS, Magento, etc. Assim como o varejo, adotamos omnicanalidade e proporcionamos o acesso à plataforma em diversos dispositivos, como PDV, loja online, etiquetas eletrônicas, smartphones, RFID, tablet, balança, self checkout, impressoras fiscais, entre outros.
O Comerzzia surgiu na Europa e chegou ao Brasil para atender as necessidades de empresas varejistas de integrar toda sua operação em um só lugar, visando o crescimento das vendas e melhoria em processos internos.
Nossa expertise é em empresas varejistas dos segmentos de alimentação (supermercadistas, cafés, restaurantes, etc.), vestuário, esportes, ferramentas, lojas de brinquedos, perfumaria, PDV e PDV Mobile, Compromisso de fidelização, Backoffice OMS + Loja Online.
O Involve CRM, módulo do Comerzzia, proporciona conhecimento profundo dos clientes, personalizando sua estratégia de vendas e comunicação. O módulo permite:
- Criar experiências únicas, personalizadas e memoráveis para seus clientes;
- Segmentar seus consumidores, mesmo anônimos, para criar coletivos e grupos especiais;
- Liberdade para o departamento de marketing executar estratégias com base em dados reais e detalhados.
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